
Resiliência Climática, Hídrica e Energética
Sobre o Celer Resilientia

Eventos climáticos agudos e crônicos envolvem condições anômalas relacionadas principalmente a alterações dos padrões de temperaturas, umidade relativa do ar, radiação solar, precipitações, velocidade dos ventos entre outros, que podem causar ondas de calor, secas extremas, incêndios de grandes proporções, inundações severas, vendavais e tempestades acarretando enormes prejuízos materiais e riscos de continuidade do negócio
O Celer Resilientia é uma ferramenta de inovação ágil, customizável, pioneira e inédita desenvolvida pela ENGESTRONG baseada na ABNT NBR 14.090/23 e no conceito de análise de risco estabelecido no IPCC (AR5) para a análise da vulnerabilidade intrínseca e avaliação dos riscos de impactos de eventos climáticos sobre ativos e, desenvolvimento do Plano de Adaptação e Resiliência.
A ferramenta considera os índices de ameaças climáticas nos cenários presente e futuro até 2050 e avalia diretamente o risco dos impactos dos eventos sobre a operação da empresa. A versão padrão já inclui a customização para a avaliação sobre infraestruturas críticas principais de energia, água, gás e sistema de refrigeração e ar condicionado.
Como é uma ferramenta customizável, quaisquer componentes da infraestrutura podem ser acrescentados e analisadas as vulnerabilidades.
A ferramenta foi desenvolvida para prestar resposta ágil e contundente, apresentando uma análise efetuada com base em informações de índices de ameaças climáticas por município e avalia os índices de riscos de impactos calculados considerando a sensibilidade e capacidade adaptativa da infraestrutura crítica ou de interesse da empresa. Tudo de forma customizável, podendo ser incluídas as particularidades de cada infraestrutura.
A versão padrão já apresenta o Plano de Adaptação e Resiliência para as severidades calculadas e que também pode ser customizável.
Saiba mais! Clique na imagem a seguir e assista ao vídeo.

COCA COLA COMPANY – DIVISÃO BRASIL (SOLAR e FEMSA)
- Revisão e atualização da Estratégica de governança hídrica mediante Análise de Riscos de Resiliência Climática e Hídrica:
-
Identificação, Avaliação e Análise quali-quantitativa de Riscos Físicos, Operacionais, Reputacionais, Regulatórios e Financeiros das Fontes de Suprimento de Água das Fábricas Corporativas
-
Mapeamento e Plano de Engajamento de Stakeholders
-
Plano de Ação de Gerenciamento e Mitigação dos RIscos
-
Plano de Contingência e Emergência Hídrica
-
Estudo de Alternativas de suprimento hídrico
-
Treinamento de Gestão de Recursos Hídricos
- Trabalhos desenvolvidos nos grupos: SOLAR: SUAPE, João Pessoa, Goiânia, Rio de Janeiro, Arapiraca, Fortaleza, Teresina, Vitória da Conquista, Várzea Grande e Maceió; FEMSA (Plantas Corporativas) em: Itabirito e Itabuna




SAVOY INDUSTRIA FARMACÊUTICA (Senador Canedo (GO)
-
Desenvolvimento da estratégia de governança da água baseada nos Princípios do CEO Water Mandate – Pacto Global da ONU (ODS 6), padrão GRI (303) e questionário SASB para Mitigação/Minimização de Risco Climático, efetuando:
-
Análise de Vulnerabilidades Socioambientais e Seus Impactos sobre as Fontes de Suprimento de Água Subterrânea da Fábrica de Senador Canedo (nos Padrões de Performance IFC /World Bank).
-
Análise quali-quantitativa de Riscos de Segurança e Resiliência Hídrica de acordo com as diretrizes do TCFD/CEO Water Mandate (físico, tecnológico, regulatório, reputacional e financeiro).
-
Plano de Ação para Contingência e Emergência Hídrica.
